
Na mira do Real Madrid, Zivkovic é o destaque da Sérvia sub-20 |Globoesporte.com
fonte: http://globoesporte.globo.com/blogs/esp ... ub-20.html
Além do bom futebol demonstrado com a camisa da seleção, o meia encerrou a temporada 2014/15 como um dos destaques do Partizan e já tem seu nome ligado a clubes como Real Madrid, Chelsea e Benfica.
Zivkovic teve toda sua carreira feita no Partizan, um dos maiores clubes da Sérvia. Ele chegou em 2009 para integrar as categorias de base. Foram necessários apenas dois anos para o meio-campista vestir a camisa da Sérvia, recebendo a primeira convocação para seleção sub-16 em 2011, quando tinha apenas 15 anos.
Após quatro anos na base dos Coveiros, Zivkovic foi promovido ao elenco principal. Aos 17 anos, o meia-atacante fez sua estreia profissional com a camisa do clube de Belgrado, entrando aos 20 minutos do segundo tempo, no empate sem gols com o Novi Pazar. Foram apenas dois jogos oficiais em seu primeiro ano profissional, mas o suficente para assinar um contrato de três anos com os alvinegros, em agosto de 2013.
A temporada 2013/14 foi de afirmação para Zivkovic. Nas seleções de base, após o bom rendimento com as equipes sub-16 e sub-17 com 13 gols marcados em 13 jogos, o meia já era nome certo nas convocações para o sub-19, que disputava as eliminatórias da Euro da categoria. Quando estava disponível ao elenco do Partizan era um dos titulares da equipe. Foi assim que terminou a temporada com cinco gols em 23 jogos e o título do Campeonato Sérvio.
Além de se firmar no Partizan, em 2013, Zivkovic recebeu suas primeiras convocações para a seleção principal da Sérvia. Ele estreou no dia 11 de outubro de 2013, entrando aos 15 minutos do segundo tempo na vitória por 2 a 0 diante do Japão, em um amistoso. O meia ainda foi convocado em outras duas oportunidades.
Na temporada 2014/15, o crescimento de produção de Zivkovic foi além dos gols. Nos 40 jogo disputados, marcou sete gols, mas também distribuiu quatro assistências, o suficiente para ajudar o Partizan a conquistar o bicampeonato sérvio. Na seleção sub-19, o meia assumiu a faixa de capitão nos jogos contra Holanda, Suiça e Noruega, que valiam pelas eliminatórias da Euro.
No Mundial sub-20, Zivkovic segue mantendo seu bom rendimento no meio-campo. Demonstrando controle de bola e precisão nos passes, o jogador é fundamental para a campanha surpreendente de sua seleção. Até aqui, marcou dois gols e deu uma assistência. Agora, o meia terá o seu principal desafio pela frente, na final diante do Brasil.
Após a competição, ele deverá se reunir com os dirigentes do Partizan, para saber se cumprirá seu último ano de contrato, ou dará um salto maior na carreira. Um dos elementos que pode facilitar a saída do jogador é a crise financeira do clube sérvio, que poderia utilizar o dinheiro de uma eventual transferência para equilibrar as contas.
Ficha técnica
Nome completo: Andrija Zivkovic
Data de nascimento: 11 de julho de 1996
Clubes em que jogou: Partizan
Seleções que defendeu: Sérvia sub-16, sub-17, sub-19, sub-20, sub-21 e principal